Com as recentes estratégias de redução de CO2 implementadas na Europa por meio de leis, as corporações agora são obrigadas a fornecer relatórios de suas emissões de carbono em todos os processos, bem como adquirir cotas para cada tonelada de CO2 liberada.
A Ecomedic, localizada na Inglaterra, é uma empresa cuja oferta principal é o uso de Inteligência Artificial para calcular as emissões de carbono para hospitais na produção e compra de equipamentos médicos e produtos hospitalares. Esses cálculos são realizados com base em detalhes fornecidos pelos usuários (inputs). como a localização da produção de componentes, meios de transporte, pontos de exportação e importação, entre outros.
Cliente
Ecomedic
Minha função
Product Designer Principal
Ano
2024
Serviço provido
Plataforma SaaS
Para entender completamente as dores dos usuários e stakeholders, e como a IA absorve as informações e gera respostas, realizei entrevistas qualitativas com os mesmos. Mapeei todos os pontos para compreender todas as queixas.
O que é necessário para a IA realizar os cálculos?
Os usuários precisam fornecer dados para a IA ao realizar uma nova análise. Dentre esses dados estão os principais: tipos e quantidades de materiais comprados/transportados, meios de transporte, local de manufatura dos materiais, pontos de exportação e importação e finalidade de uso dos materiais.
Qual a maior dificuldade para usar a plataforma atual?
O layout do sistema antigo era basicamente um campo de solicitação semelhante ao que as principais inteligências artificiais como ChatGPT e DeepSeek fornecem. Os usuários, que são colaboradores de hospitais, achavam complicado saber o que inserir no campo para obter a resposta desejada. A clareza das informações era ausente. Eles ficaram perdidos ao entrarem na plataforma. O sistema não era fácil de usar e os investidores da Ecomedic buscavam soluções tangíveis para isso.
Realizei pesquisas de mercado para identificar possíveis concorrentes, porém não haviam empresas com a mesma ideia de produto. A Ecomedic é uma empresa inovadora e que enxergou uma oportunidade de mercado com o advento das novas leis.
A empresa possui algum Design System ou Design Kit?
Não. A empresa só possuía logo e uma cor base verde para utilização. Não havia consistência visual.
A plataforma era enxuta e crua. Não havia nenhum designer na equipe, somente desenvolvedores que realizavam toda a criação. Não existia um fluxo do usuário definido ao criar uma análise e o processo era falho ao ponto do mesmo não conseguir finalizar uma sequer. Era preciso também apresentar novas funcionalidades na plataforma, como a monetização, a edição de dados de conta, o controle de projetos, entre outros. Porém, o processo aqui apresentado terá foco na dor principal da plataforma: a criação ou edição de uma Nova Análise.
Ao entender completamente as mecânicas da plataforma e os requisitos de dados do usuário para que a IA pudesse realizar os cálculos, comecei a delinear o percurso do usuário. Foi uma tarefa complexa e demorada, mas crucial, pois aqui resolvemos a principal questão e desafio da plataforma.
Quase todo o processo gira em torno da criação de uma Nova Análise pelo usuário ou edição da mesma. A rota inicial da jornada precisa ser claramente sinalizada por um CTA na página principal. Aqui, a abordagem mais eficaz é orientar o usuário passo a passo, conduzindo-o até o final através de inputs de fácil compreensão. Em alguns estágios, percebi a necessidade de incluir mais de um tipo de visualização: lista e cards.
Expliquei para o cliente que a inserção de um suporte com ChatBox e pessoal se fazia necessária, além de tutoriais breves e rápidos. Todos os pontos de dúvidas por parte do usuário deveriam ser sanados sem a presença de suporte pessoal, porém em casos extremos se faz necessário.
Como a empresa não possuía um Design System, estruturei e defini tokens de cores, tipografia, espaçamentos, corners, etc. Produzi um handoff claro e objetivo com componentização em Figma. Todo o percurso do desenvolvimento foi feito lado-a-lado com os desenvolvedores.
Página principal
Dentre as solicitações do cliente, destaca-se a inclusão de uma guia lateral com tutoriais breves. Introduzi também duas maneiras para visualizar projetos: em blocos e em formato de lista.
Step 4
Emission Results
Relatório com as descargas de carbono segmentadas em três grupos: energia elétrica, materiais e transporte. Adicionei opções para compartilhar e exportar em vários formatos.
